05 Dicas para aprender a dizer não.

É preciso levar em conta alguns princípios quando se quer dizer não a alguém ou a alguma situação:

  • Restringir-se à situação da qual se está tratando. Não generalizar para outras situações nem permitir que o outro o faça.
  • Levar em consideração que a outra pessoa certamente vai insistir. Não se render logo, pelo contrário, insistir na negativa, da mesma forma que o outro está fazendo.
  • Levar em grande conta o comportamento não-verbal demonstra­do enquanto se faz a negativa: a expressão facial e o tom de voz devem ser firmes, mas não agressivos.
  • Como essas situações quase sempre nos pegam de surpresa, é preciso preparar a reação. Antes de atender a um chamado, encontrar-se com os amigos, receber o marido etc., quando se acredita que certamente vai surgir uma situação “perigosa”, é preciso pensar bem na própria resposta e prever o que fazer diante de possíveis resistências por parte do outro: críticas, gozações, ameaças…
  • Também é preciso ter bem claro o que se quer e o que não se quer. Às vezes, acreditamos ter certeza do que queremos, mas bastam quatro argumentos para a outra pessoa jogar por terra a nossa atitude. Isso só acontece quando não temos bem claro quais são exatamente as situações, os pedidos ou os comportamentos que admitimos e diante dos quais não estamos dispostos a ceder.

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *