O que é Desligamento Emocional?

A principio pode parecer frieza e rejeição, falta total de amor. Mas vim a perceber que o Desligamento Emocional é, de fato um presente maravilhoso: estou permitindo as pessoas que amo o privilégio e a oportunidade de serem elas mesmas.
Não quero interferir nas oportunidades de ninguem descobrir a alegria e a autoconfiança que podem acompanhar as realizações pessoais. Se eu estiver constantemente interferindo para protegê-las de experiências dolorosas, eu também causo a elas um grande prejuizo. Como disse Mark Twain”um homem que pega um gato pelo rabo aprende alguma coisa que não pode aprender de outra maneira”.
Acho doloroso ver uma pessoa sofrer ou caminhar por uma estrada que acredito,levar a dor. Muitas das minhas tentativas de socorrer outra pessoa tem sido provocadas pelo meu desejo de evitar essa dor. Hoje estou aprendendo a vivenciar meu próprio medo, dor e angustia. Isso me ajuda a ficar disposto a confiar no mesmo processo de crescimento para as outras pessoas, porque conheço em primeira mão as recompensas que isso me traz.

Posted in:

5 Comments

  1. Lindo texto Luciana, mas muito difícil de ser implementado, até mesmo pela questão cultural que nos leva a proteger aqueles que amamos; até mesmo com o nosso proprio sacrifício. Atualmente, em relação aos filhos, a cultura é protegê-los por toda a vida, mesmo que atrasando a maturidade de nossos filhos.
    Abraço
    Alexandre

  2. Achei Fantástico!
    Como mãe exercito, mas não é fácil.
    Fico na arquibancada, assistindo, as vezes tranquila e confiante e as vezes e muitas vezes também angustiada.
    Mas consigo. Sem dúvidas , me questionava no inicio do aprendizado,se eu não estava agindo assim por comodismo , tirando o corpo fora. Depois encontrei a resposta. Não , assisto, e se eles me requisitarem aqui estou. Obrigado Senhor, porque sei que sozinha não consigo. É o Senhor que me conduz!

  3. Muito tenho lido sobre.
    Posso ter envolvido emocionalmente profundamente com uma pessoa, que esta dificil sair de tal situaçao, e fica obvio o meu descontrole ,e dificil o auto-perdao. Manter se frio esta me encomodando mais ainda , pos me isolo e fica aberto o caminho de obseçao emocional e de incapacidade para retomar a crença de que tudo passara. Me ajude?

  4. Denilson,
    manter o foco nos seus objetivos e assumir total responsabilidade pelos seus resultados é o primeiro passo. Acredite em você!

  5. Meu filho um adicto de 22 anos a 6 snos luto com ele já me deu muito trabalho já ficou internado uma 3 vezes ds última agora ficou os 6 meses concluiu pegou a 64 todo feliz saiu começou a trabalhar frequentes no grupo só que eu acho que a culpa é minha eu pego muito no pé dele vou atrás de tudo pra ele levo no grupo não dá pra viver assim. Hoje esta recaido eu mudei vim morar uns tempos com minha filha pra ver se ele vai pra chacara comunidade já ta tudo preparado é só ele ir me disse sábado que vai eu tenho que me desligar um pouco emocionalmente dele eu super protejo ele tenho que mudar eu gostaria de saber se vcs tem grupos online porque as vezes não da pra ir no grupo. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *